Urgências/Trauma dento-maxilo-facial:
 (+51) 99878-0670 (sobreaviso 24h nos 7 dias da semana)

Locais para atendimento com hora marcada:
Consultório na Rua Quintino Bocaiúva, 465 (em frente ao Grêmio Náutico União)
Fones: (+51) 3222-6767 ou 3395-2769 das 08:30h às 12:00h e das 13:30h às 18:00h
Centro de Odontologia – Cirurgia e Reabilitação Bucomaxilofacial
Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (SCMPA) - Av Independência 175, Centro
Fone: (+51) 3214-8000 das 07:30h às 19:30h

Missão

Criar as condições necessárias para que um modelo assistencial hospitalar, que integre a Odontologia e priorize o humanismo e o  conhecimento, seja referência para os Cirurgiões-dentistas e demais profissionais da saúde. 

Visão 

Ser referência nacional e internacional em Odontologia clínica e cirúrgica de complexidade, no ambiente hospitalar e aos pacientes com necessidades especiais. 

Valores

Humanismo e conhecimento na promoção de saúde bucal. 


 Histórico da atuação ODONTOHOSPITALAR

A Odontologia teve sua atuação em ambiente hospitalar, marcadamente com a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais (CTBMF), a partir da década de 50. No ano de 2000 a Professora Edela Puricelli implementou na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS, (ISCMPA), o Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais. No desenvolvimento das atividades, ficou evidente que apenas a atuação cirúrgica do Cirurgião-dentista não era suficiente para os pacientes internados. Muitas manifestações bucais, tanto por ausências de cuidados em saúde bucal da população, quanto pelas manifestações bucais de algumas terapias, como a quimioterapia, radioterapia, manejos para intubações e extubações, alterações neuromotoras, temporária ou permanentemente, implicando em lesões ou presença de patologias bucais, levaram a Administradora do Instituto Puricelli & Associados, Isabel Pucci, a reunir um grupo de profissionais dedicados a odontologia clínica, para ingressar no Corpo Clínico da ISCMPA e, assim, deram início ao Serviço de Odontologia Hospitalar.A Dra. Fernanda Franco coordenou as ações durante alguns anos e, posteriormente, as atividades seguiram sendo realizadas por diversos colegas. Após 2004, a Santa Casa de Porto Alegre implementou, mais fortemente, a Odontologia voltada ao paciente com alterações sistêmicas, tais como de transplante de medula óssea, oncológicos, transplantados de órgãos, cardiopatas, síndrome de Down, com alterações hematológicas, entre outros. 

Em 2007 o projeto, apresentado pela Dra. Edela Puricelli, deu origem ao Centro de Odontologia da Santa Casa, imprimindo uma nova dinâmica assistencial para a equipe de Odontologia, com atuação multidisciplinar e interprofissional, sendo inaugurado em agosto de 2010. O corpo clínico da OdontoHosp ganhou uma nova composição, fortalecendo sua atuação em mais de 11 das 19 especialidades da Odontologia, em ambiente hospitalar. Sua ênfase em deformidades esqueléticas da face (cirurgias ortognáticas), discrepâncias dento-maxilares, dor orofacial e disfunção da ATM, cirurgias na articulação temporomandibular (ATM), orto-cirurgia para pacientes com fendas palatais, reconstruções dos maxilares com enxertos ósseos ou biomateriais para reabilitação por implantes dentários ou zigomáticos, prótese buco-maxilo-facial (olho, nariz, partes da face, orelha), trauma bucomaxilofacial e tratamento de sequelas, atenção bucal aos pacientes com necessidades especiais e em leito hospitalar (oncológicos para tratamento de mucosites, transplantados de órgãos, TMO, cardiopatas,  bem como em UTI), associando modernas tecnologias em saúde, técnicas originárias (Osteotomia de Puricelli, Apicotomia, Artroplastia Biconvexa da ATM, Reconstrução de mandíbula com enxerto de Fíbula, entre outras) e espaços arquitetonicamente planejados, inclusive para pessoas com deficiências, têm sinalizado o futuro da Odontologia Hospitalar (áreas clínicas e cirúrgicas), tanto no Brasil quanto para diversos países da América Latina. 

A atenção bucal aos pacientes com necessidades especiais, associando as demais especialidades da Odontologia, inspiram um novo modelo de atenção bucal no ambiente hospitalar, exigindo que qualifiquemos os Cirurgiões-dentistas para atuarem em equipes de saúde de complexidade. Conhecimento amplo e geral em saúde, eficiência clínica, humanismo, aperfeiçoamento em gestão, comprometimento com os pacientes, valorização da vida e ser feliz, atuando em saúde, tem feito da OdontoHospitalar Odontologia Hospitalar uma excelente iniciativa para aqueles que desejam levar, muito a sério, a saúde de todos.